Para você estudar em Portugal, com residência fixa, irá precisar de um visto. Depois de validar a candidatura e efetuar o respetivo pagamento () deve dirigir-se à Embaixada de Portugal ou ao Consulado português mais próximo da sua área de residência.
Quando chegar a Portugal, o seu visto, que terá validade de 120 dias, terá que ser substituído por uma Autorização de Residência. Para esse efeito deverá dirigir-se ao SEF até um mês antes do termo de validade do mesmo e apresentar a declaração de Matrícula na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
Na página do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) encontra toda a informação disponível sobre o Visto de residência para estudantes e os documentos necessários.
Quando estiver na posse da sua Autorização de Residência, desde que solicite permissão ao SEF, o estudante poderá trabalhar durante o período de residência no país.
Nota: Atenção! É necessário fazer uma marcação antes de comparecer ao SEF.
As marcações devem ser feitas online ou via telefone, através do Centro de Contacto, todos os dias úteis, das 08:00 às 20:00.
A autorização de residência, também conhecida como título de residência, é válida por 1 ano e renovável, por iguais períodos, se o seu titular continuar a preencher as condições de concessão, ou seja, estar habilitado a continuar os estudos em Portugal nos períodos seguintes.
O World Health Report avaliou o sistema de saúde português na 12ª posição do ranking da Organização Mundial de Saúde. Para ter acesso aos serviços de saúde pública do Sistema Nacional de Saúde (SNS) em Portugal, os estudantes brasileiros devem ser portadores do Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM (para Portugal, o certificado chama-se PB-4). Este certificado tem a validade de 1 (um) ano e não é equivalente a um seguro viagem.
CDAM – Documentos necessários
Carteira de Identidade (RG), CPF, Passaporte válido e Comprovante de Residência no Brasil – Levar originais e fotocópias.
Para os dependentes, é necessário além dos documentos citados acima, um documento que comprove a dependência (Certidão de Nascimento ou RG do filho menor de 21 anos; Certidão de Casamento).
Para informações detalhadas do processo, acesse a página oficial neste link.
Registo no Centro de Saúde
Já em Lisboa, o estudante terá de se registar no centro de saúde da área de residência onde está a morar. Deve possuir o formulário CDAM, o comprovativo de autorização de residência (para estadias superiores a um ano) e o passaporte. Feito o registo, os estudantes recebem um número de utente e passarão a ter acesso aos serviços médicos do SNS nas mesmas condições que os cidadãos portugueses.
Os estudantes portadores de seguros de saúde privados, se assim o desejarem, poderão proceder da mesma forma, mas, não tendo o formulário CDAM, estarão sujeitos ao pagamento de valores diferentes daqueles aplicados aos estudantes abrangidos pelo SNS, de acordo com as normas e tabelas em vigor.
Para saber qual é o centro de saúde mais próximo da sua área de residência, pesquise no Portal do SNS.
Em Portugal, o centro de saúde é o primeiro local de contacto para problemas de saúde não urgentes.
Em caso de urgência médica, ligue 112 ou dirija-se ao Hospital mais próximo.
A Linha Saúde 24, iniciativa do Ministério da Saúde, disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação. Profissionais de Saúde especialmente formados e qualificados dão os melhores conselhos, todos os dias, 24 horas por dia, sobre a forma de lidar com a sua situação de saúde em particular, ajudando-o a resolver o problema você mesmo ou encaminhando-o para o serviço de saúde mais adequado.
Para contactar este serviço, ligue 808 24 24 24.
As Farmácias são o único sítio em que você pode levantar medicamentos em Portugal. Existem muitas, por vezes na mesma rua, mas nem todas estão abertas 24h. Para encontrar todas as farmácias existentes em Portugal, aceda ao portal das Farmácias de Serviço.
A segurança dos nossos estudantes é, a par da oferta educativa, uma prioridade para a Universidade Nova de Lisboa. Embora Portugal ocupe a ), todos os cidadãos são aconselhados a adotar algumas medidas de prevenção e segurança.
Para uma melhor segurança, tome nota de alguns contactos e conselhos.
EMERGÊNCIAS (Geral)
112 é o número europeu de emergência. Por favor note que este número é apenas para emergências. Em caso de dúvida, aconselhamos a consulta do website oficial do 112.
Polícia – Guarda Nacional Republicana
Posto Territorial da Costa de Caparica
Tel. 265 242 590 | Morada: R. Pedro Álvares Cabral 29, 2825-384 Costa da Caparica
Operações de Salvamento – Bombeiros Trafaria
Tel. 21 295 0093 | Morada: Praceta dos Bombeiros Voluntários da Trafaria, 2825-845 Trafaria, 179